Federal Bureau of Imagination

A 5a temporada de Arquivo X tá infalível. Depois da grande decepção que foi a 4a, os primeiros episódios da 5a trouxeram suspresas.
Primeiro porque a 4a inverteu a qualidade dos monstros da semana com a da mitologia, chegando no final com a sequência genial sobre como tudo que o Mulder tinha visto até ali era falso e orquestrado pra ele ver. Aí ficou legal :D

Foi uma fase nova pra todos os envolvidos. 
A Scully quase morre, e o canceroso tem que se comprometer para ajudar ele a salvá-la, enquanto o Skinner parece ser um grande traidor. E o Mulder descobre que ela foi abduzida por gente da Terra mesmo, e vai atrás da cura que o canceroso revela. Já começa um esboço de que o pai do Mulder ou da Samantha seja ele, que no final da temporada cai no chão depois de levar um tiro segurando uma foto dos dois criança. 

Quando a 5a começa de verdade, tem o episódio dos Pistoleiros Solitários, que se passa em 89 e não tem a Scully, e o dos Homens Mariposa, que continua bem assustador. Eu voto nele como o que dá mais medo por enquanto. Vai pra lista.

Já vem o Prometeu Pós Moderno em seguida, que também vai pra lista, porque um é deságue a cena final quando o monstro vai no show da Cher e o Mulder tira a Scully pra dançar. 

Depois vem dois episódios que eu abominava, o Christmas Carol e o Emily. Foram fenomenais.
Juntaram tudo que andava separado na mitologia da série até então. Toda a saga do Mulder, que envolve as coisas secretas que ele achou que viu, a morte do pai e a abdução da Scully tinham sido resolvidas nos primeiros episódios da temporada, e agora a saga da Scully, que inclui a perda da irmã, a relação com a família, a doença e a cura, são encerradas quando ela descobre que foi mãe de uma menina, e após alguns dias sabendo disso, a menina morre.

E ainda constata uma coisa muito foda: a Scully, que não acredita em nada e manja horrores de ciência convencional, tem uma conexão extremamente forte com o além. Ela vê espíritos, sonha, conversa. E o Mulder, que acredita em tudo e escreveu a cartilha da explicação alternativa, não tem um pingo disso.   

Até agora, a 5a temporada foi de aplaudir de pé. Valeu a pena todo o sofrimento, de tão bem que ela costurou as outras temporadas todas.

Outro dia estava passando o segundo filme na tv, e eu não quis ver muito pra não estragar, mas peguei uma cena muito verdadeira do Mulder conversando com a Scully, agora médica, sobre ir atrás de alguma coisa obscura, e ela diz que agora ela volta pra um lar e que não pode mais fazer o que fazia antes.

Amanhã vai fazer 20 anos que Arquivo X estreou na tv americana, por coincidência.

Nenhum comentário: