Good luck, maestro

Vou começar falando que dei de cara com o cartaz de Vidas Secas saindo do Nine, no Bourbon.
Coincidência.

O filme não segue o próprio conselho dele, be italian.
Como vc vai adaptar o falatório eterno que é 8 1/2 (e qq filme italiano) para o inglês?

Falta texto!
Não diálogos, eles estão lá. Bem parecidos.
Falta toda a parte inútil e indecifrável que papagaiavam no ouvido do diretor o tempo todo.
E faltam os diálogos bons.

Eu vi 8 1/2 domingo de novo, pq tudo é motivo de maratona agora. E cada vez que eu vejo esse filme dá vontade de ir anotando as melhores falas.

Aliás, acho que há dois anos atrás eu fiz isso.

Quase nenhuma fala está no filme.
A Rosela não está no filme!

Eu tive essa sensação quando eu vi Vidas Secas. O livro é o vaqueiro Fabiano pensando o tempo todo, e no filme tem tudo que acontece, mas nenhum pensamento.
É um saco.

Mas o mais assustador não é ver um filme do Fellini em formato musical.
O italiano tranformado em inglês.
É o filme se propor a ser uma adaptação e mudar de personagem.

Mano.
O Guido do 8 1/2 não tem medo de fazer o filme, ele tá entediado.
Ele não tá triste, ele tá entediado.
Ele não é dramático, ele tá entediado.

O Guido Nine se justifica o tempo todo, se faz de vítima e, acima de tudo, acredita nas próprias mentiras.
O Guido 8 1/2 é tipo o Ben do Lost.
Ele mente mesmo. Vai gingando entre todas as mulheres da vida dele e se safa de tudo, enquanto no Nine elas dão de 10 a 0 nele.

Juro, quando o cara não come a Kate Hudson e volta pro quarto dizendo que quer se reconciliar com a mulher dele, eu quase levantei e fui embora.
Quando que 8 1/2 virou um filme sobre reconciliação com a esposa???
A única pessoa que o Guido 8 1/2 acha que ama é a Claudia, não a mulher.

E a parte da Nicole Kidman, a Claudia do Nine... é interessante.
Ela é diferente da parte original, e complementa ela.
A Claudia do 8 1/2 tá ali meio a passeio, enquando a outra é mais direta ao explicar que ela rather be the man do que ser a mulher que se apaixonou pelo diretor que só ama a atriz.

E as duas levam ele a mesma conclusão, que é a melhor fala do filme - e está lá - ele não sabe amar.
Por isso ele é tão entediado.
É realmente uma grande desvantagem.

No 8 1/2 essa fala é a talvez a única que atinge o Guido no filme todo - e teve que ser repetida 3 vezes- e no Nine é o chute no cachorro morto, uma vez bastou.
Sério, as mulheres acabam com ele.
A música da mulher dele indo embora é foda.

A parte musical é foda, isso que é foda.
Pq eu saí do cinema me sentindo muito bem entretida, como se eu tivesse visto Cabaret.
Mas a vida era seca, e aquele Guidinho era choraminguento demais pra eu dizer que gostei do filme.

8 1/2 é terrivelmente, irremediavelmente sobre o Fellini.
Nine não é sobre ninguém especial nem em especial.

Se o Fellini estivesse vivo, Nine ia chamar ele de "Steve?".

Nenhum comentário: