arquivo x - o campo onde morri

É um dos poucos que começa com um caso já em andamento, e não com uma cena isolada de um crime.
Mulder, Scully e uma equipe do FBI estão fazendo uma busca num sítio no Tennessee, de onde veio uma ligação anônima de um Sidney reportando maltrato de criança e armas ilegais. Esse lugar é o Templo das Sete Estrelas, aonde o líder de um culto, Vernon Ephesian, é encontrado com suas sete esposas dentro de uma casamata pelo Mulder, todos prestes a cometer suicídio ingerindo veneno.
O lance é que a busca já tinha acabado, sem sucesso, e o Mulder vê uma porta dentro do sítio, lembra de alguma coisa e vai direto na casamata.
Só que as armas ilegais não foram encontradas, e eles tem 24h para achar qualquer prova ou o Sidney, ou todos os presos no sítio serão soltos.

Depois de entrevistar o líder, que é um personagem propositadamente tranquilo, são e crível, Mulder encasqueta com uma das esposas dele, Melissa. No interrogatório, ela começa a falar como outra pessoa, e enquanto a Scully acha que é um caso de múltipla personalidade, o Mulder sabe que é uma vida passada o.O

Não só isso, conversando com ela incorporada, descobre que essa pessoa está na década de 40 e é o Sidney que fez a ligação anônima. A atriz vira uma coisa que só se vê em terreiro.

Eles levam ela para o sítio para ver se ela, ou alguma das vidas passadas pode revelar aonde as armas estão escondidas, e nisso ela incorpora uma menininha, e uma enfermeira da guerra civil, que diz pro Mulder que aquele é o campo aonde ela viu ele morrer.
Ele pira, e resolve regredir a Melissa, mesmo com 4 horas faltando para o prazo final, mas apesar das histórias e das belas palavras sobre como as pessoas sempre voltam, ela não ajuda com a investigação. 
Depois ele decide regredir a ele mesmo, já que conhecia aquele campo, e passa por algumas vidas nas quais a Scully era o pai dele, e a Samantha era o filho. Mas também não sabe aonde é o esconderijo.
O problema é que o Mulder não consegue convencer a própria Melissa das coisas que ela falou incorporada e nem a colaborar com a investigação. 

Enquanto isso a Scully investiga os nomes que supostamente o Mulder e a Melissa tinham na época da guerra, e não só descobre que eram verdadeiros como acha as respectivas fotos.


Os membros do culto são soltos, mas o FBI ainda pode fazer a busca pelos campos. Enquanto isso, o Mulder discute com o Skinner que há o perigo do Vernon promover um suicídio em massa para impedir que os seguidores saibam o que eventualmente o FBI vai achar: o fim de sua credibilidade.

E acontece justamente isso, atiradores vão para as janelas enquanto um grupo enorme de pessoas se junta para tomar o veneno enquanto o Vernon recita a bíblia. 
A Melissa finge que toma o veneno, e quando levanta, vê todos mortos e o Vernon esperando por ela segurando outro copo de veneno. quando Mulder chega, todos estão mortos.

Ele vai até o campo com as fotos e recita em off:

...at times I almost dream
I, too, have spent a life the sages' way,
And tread once more familiar paths. Perchance
I perished in an arrogant self-reliance
Ages ago; and in that act, a prayer
For one more chance went up so earnest, so
Instinct with better light let in by death,
That life was blotted out-not so completely
But scattered wrecks enough of it remain,
Dim memories, as now, when once more seems
The goal in sight again...

Robert Browning
Paracelsus


Durante o episódio, o próprio Vernon faz referência a não ser o David Koeresh, que foi o líder de um grupo religioso que protagonizou em 1990 uma resistência semelhante a um cerco do FBI, que durou 50 dias e acabou com a morte de dezenas de pessoas, entre agentes, mulheres e crianças, conhecido como Waco siege (porque foi na cidade de Waco, no Texas, não porque o cara era louco). O Skinner mesmo diz ao Mulder durante o episódio que não quer ter outro Waco nas mãos.

Ao que o episódio não faz referência direta, é a inspiração para os personagens do Mulder e da Melissa na guerra civil, Sullivan Biddle e Sarah Kavanaugh. Os roteiristas, Glen Morgan e James Wong queriam dar um aspecto "Ken Burn's Civil War" à parte histórica da história. Esse foi um documentário muito famoso nos Estados Unidos sobre a guerra civil (muito famoso mesmo), que mostrou, entre outras coisas, uma carta de um major Sullivan Ballou a esposa Sarah, na qual ele fala do orgulho de morrer sobre o país e da tristeza de deixar a mulher e os filhos.

Acabou que eu li a carta inteira na wikipedia e achei o trecho inicial do juramento do Lanterna Verde: "in the brightest day and in the blackest night". 

Eu tinha alguma lembrança desse episódio ser bom, mas ele é de apoiar no braço pra chorar. Eu estava arrumando minha caixa de contas e papéis e parei pra abraçar a pasta no meio. ainda revi o começo de novo, porque vale a pena prestar atenção em absolutamente todos os diálogos.
Episódio que junta investigação de culto religioso com colaboração de vidas passadas, com referências à guerra civil, e citação de poeta vitoriano. Aonde mais?



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