The Promisse

Bruce Springsteen, depois de atingir fama e reconhecimento com o seu terceiro álbum Born To Run, estava subindo em cima da mesa e chutando portas, sabe por que?

O empresário, que pôs dinheiro do bolso pra conseguir produzir os primeiros discos no início. estava roubando contratualmente os lucros, e o Bruce não tinha ideia.

O cara nem tinha a intenção no começo, pois ele largou o emprego pra ser empresário do Bruce, e nem tinha noção de como fazer isso na época, mas o advogado dele fez o contrato mais aproveitador possível.

O empresário podia resolver isso sem prejudicar ninguém, mas ele foi adiante porque estava com ciúme do envolvimento do Bruce com um jornalista e também produtor, que fez a imagem e o som dele no Born To Run. E considerando tudo isso, o Bruce ainda conseguiu achar nele pra refazer todo o contrato, e deixar o cara como produtor somente, ia achar outro empresário, renegociar os lucros e manter o cara perto.

Ele topou. E no dia seguinte mudou de ideia e mandou a parceria com o Bruce pro vinagre, porque o pai dele falou que se não fosse pra tirar vantagem, não valia a pena.

Então os dois se armaram de advogados, e partiram pra batalha. O Appel processando o Bruce por começar a fazer outro disco sem ser com ele como produtor e outras quebras de contrato, e o Bruce por fraude e outras obscuridades contratuais.

Só que o Bruce não sabia se portar legalmente, e subia nas cadeiras e chutava portas. Nem os advogados dele, por melhores que fossem, sabiam lidar com alguém que não entendia de jogadas legais. Então ele trocou de advogados e esses bolaram uma estratégia mais adequada a ele: tornar a quebra de contrato uma quebra de relação. Porque segundo o livro, o Appel estava levando como briga judicial, que, se resolvida iria por as coisas no lugar. Então instruiram o Bruce a não olhar mais pra ele e soltar os cachorros do jeito certo, afirmando sempre que ele se sentia traído, que nunca mais ia ser igual, que não queria mais trabalhar com o cara.

Além de fazer tudo isso, ele ainda fez algumas músicas novas sobre a situação, entre elas, The Promisse.

Nenhum comentário: