Arquivo X - trilogia do síndico

Hoje eu assisti três episódios: Agua Mala, Monday e Arcadia.
Nenhum magnífico, mas todos muito bons.

Contando pro Mário eu percebi que todos falam mal de síndicos de alguma maneira.

O Agua Mala é a abordagem do Arquivo X para polvos. Num furacão na Flórida, um monstro marinho vai parar no bueiro com a água salgada do mar transbordada. Demoram para perceber, mas ele só vai aonde tem água salgada.
O Mulder e a Scully ficam presos num prédio evacuado com um morador paranóico, um casal prestes a dar a luz e um assaltante.
Tem tanta água, todo mundo está molhado o tempo todo nesse episódio. Dá uma agonia.
Mas não maior do que a minha cara quando os tentáculos apareciam. Eram só eles, não dava medo, senão eu teria guardado a informação. Mas mesmo assim, me peguei com a cara horrorizada :O de vez em quando.
É um episódio engraçado de monstros absurdos.

O Monday é a versão do Arquivo X para Corra, Lola, Corra. Sem disfarçar.
Um dia fica se repetindo e só uma menina percebe. O namorado dela vai roubar um banco na mesma hora em que o Mulder vai depositar o pagamento dele para que o cheque que deu ao síndico para cobrir os danos da cama de água furada não volte.
Como ele já está atrasado para uma reunião,a Scully vai atrás dele e a presença dos dois no banco faz o assaltante explodir o banco toda vez.
A menina tenta mudar coisas todos os dias e nem todos são iguais. Na maioria o Mulder até acredita, e se força a ir lembrando que o assaltante tem uma bomba.
Tem um dia que é muito tenso, pq o Mulder e a Scully acreditam, colaboram, vai dar tudo certo e mesmo assim a bomba explode. Dá um susto.
Até que na última versão, a menina entra no banco, leva um tiro e morre, fazendo o dia acabar.
Eu achei estranho o assaltante não acionar a bomba depois de atirar na namorada sem querer, acho que se tivessem trocado os dois últimos dias teria sido melhor.
É um episódio triste.

O Arcadia é o primeiro caso oficial deles no Arquivo X, depois da demissão do Spender, e consequente tiro levado pelo Canceroso.
Eles vão passar um tempo infiltrados numa comunidade suburbana de San Diego para descobrir porque 3 casais sumiram de lá no último ano. Vão como Rob e Laura Petrie, que são os personagens do Dick Van Dyke Show, agora eu sei. Mas não por causa do Arquivo X. Eu percebi no Alta Fidelidade que o Rob namorou uma Laura e fizeram piada, e lembrei que era o nome do casal falso do Mulder e da Scully no Arquivo X, mas como não tinha Google na época, eu desconfiei que fosse algum casal famoso de série familiar, mas só olhei agora.
Esse episódio é do tipo que eu mais gosto: pessoas normais se apropriando do sobrenatural em benefício próprio.
O condomínio tinha muitas regras, como manter a cor das caixas de correio iguais, e a punição por quebrá-las era ser morto por um monstro. ? .
Os moradores mais antigos ficavam que nem loucos consertando tudo que viam de errado em segredo para evitar que os vizinhos morressem, mas nem sempre conseguiam. E em alguns casos, eles deixavam também, porque eles gostavam e concordavam com a gestão.
O negócio era que o síndico era tão maníaco por que ele invocava uma entidade tibetana chamada Tulpa para matar os desordeiros que ele tinha mentalizado.
É genial.
O Mulder e a Scully chegam coxinhas, mas já na mudança ele quer colocar a cesta de basquete na garagem e o vizinho sobe pelas paredes.
Ele entorta a caixa de correio, joga suco, e vê que tudo volta ao normal magicamente.
Então ele coloca um flamingo de jardim na grama e fala "bring it on"

Uma das melhores cenas de Arquivos X de comédia.
Eu lembro que na época eu não gostava de episódios engraçados, achava que eram propositalmente leves e fracos em relação ao que a série era antes do maldito do filme.
Agora que eu acho os episódios de mitologia insuportáveis, eu deito e rolo com os cômicos.
Depois dos episódios de espíritos que voltam para se vingar ou proteger os vivos, são meus favoritos.

Nenhum comentário: