meu avô


Meu avô me deu uma nova perspectiva sobre a morte. Eu não tinha exatamente uma perspectiva velha, a única pessoa que tinha morrido próxima de mim foi meu tio, ano passado. Até então eu não entendia como eu tinha 30 anos de idade e não tinha perdido ninguém. E por isso não conseguia formular uma perspectiva, e tampouco estava com pressa.
Meu avô morreu em poucos dias, muito saudável tirando a pneumonia que falhou o corpo dele nos últimos dias. A família estava reunida, - minha irmã aqui e meu primo com meu tio no Rio, passando a páscoa no brazil, a presença dos dois muito importante.
Não sei o que eu ia fazer sem o Mário também, que teve um papel muito importante na minha paz, pois ele é meu modelo de responsabilidade, e eu precisei seguir à risca para ajudar minha mãe na parte burocrática.


Eu, que não entrei nem no velório do meu tio porque achava que um caixão era uma lembrança muito ruim, não só entrei no velório, como ajudei a arrumá-lo, encostei, segurei na mão, fiz carinho, examinei pra ver como era - nunca tinha tocado um morto. Parece que vc está encostando na sua própria mão depois que ela dorme e vc não sente nada. Como se soubesse que deveria sentir alguma vida ali, mas não sente até o sangue voltar.
E estive muito em paz com tudo.
Realmente foi uma experiência muito espontânea e tranquila, que eu não estava planejando, mesmo sabendo que poderia ser a hora dele há alguns dias.
Ele morreu velinho, lúcido e funcional, forte que nem um touro. Sem deixar problemas nem desavenças, só saudade.

Minha família nunca foi de sofrer intensamente por mais que dez minutos também. Nem minha avó, que ficou mal quando entrou no velório, ficou chorando muito tempo. Já já estávamos conversando, fofocando e contando piada.
Ontem eu exauri minhas forças sem perceber, e ainda fiquei horas no whatsapp com a minha prima, que assim como eu precisava de alguém pra conversar e lembrar dele só.
Hoje passei o dia na casa da minha avó, ensinando a sophia a pular corda, brincando de forca, comendo toneladas de comida, e dormindo no sofá vendo novela.

Domingo à noite, eu deixei meu jogo pausado, o depeche mode pausado, fui dormir com deprê de ir trabalhar no dia seguinte, e dois dias depois, está tudo aqui de volta, mas com uma nova perspectiva.

Nenhum comentário: