you are here


Esse fim de semana me fez pensar na capa do wish you were here, os dois homens se cumprimentando.

Tive que pensar muito sobre o que é ser autocentrada e me vinha essa imagem na cabeça, justamente porque eu fiquei muito mal sexta feira, mas de nenhum jeito novo. Só que essa vez eu associei que esse jeito familiar de ficar mal era como se alguma coisa soltasse a mão da outra.

E quando isso acontece, digamos que nem tudo são flores. Deu muito trabalho pra essas mãos se encontrarem.

Se for pensar em outros símbolos do pink floyd, o da direita está fazendo sombra ou eclipsando o da esquerda, que é o que eles usam como metáfora para loucura em Eclipse, do Dark Side of The Moon.
O da direita é o louco, que acha que o sol está queimando as costas dele. E o da esquerda parece ser o mesmo, mas sem pegar fogo e mais bem apoiado.



Nesse desenho, do mesmo disco, o lado iluminado é o da esquerda também, e parece estar preso em cima do deserto, sempre reto.
O da esquerda não só tá na noite, como também saiu de dentro da água agitada, como indica o movimento, e não está preso em nada, é mais comprido.
Apesar do "oceano ser o deserto com a vida debaixo da superfície e o disfarce perfeito em cima" rs, um é o oposto do outro.
Há muitas comparações que dá pra fazer entre o a capa do disco e a vida ainda, como por exemplo, a realidade ser dura e poder machucar de verdade o corpo e a loucura sem macia mas agitar a gente por inteiro.


Enfim, eu achei então que eles não estavam se cumprimentando, e sim se segurando de um jeito frágil, pra não se soltarem.

Mas além de estarem se cumprimentando ou se segurando, eles podem estar tentando puxar um ao outro pro próprio lado.

Porque às vezes a gente deveria tratar a loucura com cordialidade, às vezes a gente consegue se segurar nela pra não saírem os dois perdidos por aí e às vezes, se um lado puxa, o outro vai puxar de volta também, e os dois vão ficar se puxando sem parar. O que daria outro significado pra "wish you were here".

E por último, eles podem estar se despedindo também, afinal o disco é sobre um amigo que foi perdido.

Um comentário:

Ronald Golias disse...

Linda, esse disco mexeu muito com você e cada vez que você escreve sobre, escreve melhor e com mais propriedade

gostei muito de pensar que pode ser o lado são dizendo para o lado louco "Wish you were here" porque só os dois juntos fazem um inteiro, eles se precisam para manter o equilibrio.