A-ha

Ultimamente, eu ando meio não "podendo" com música.
Ao mesmo tempo em que estava passando os posts antigos do fotolog pro blog, me deparei com um post de janeiro de 2007 em que eu tinha passado uma tarde na eca vendo clipes do Information Society e também do show deles do Rock in Rio de 1991.
Na verdade isso me lembrou, apesar de eu não ter registrado, que eu vi alguns vídeos do A-ha no mesmo Rock in Rio naquele dia. E eu digo sem a menor sombra de dúvida: foi um dos melhores shows que esse país já viu.
(digo país pq passou na globo rs)

Não só o Morten Harket era o homem mais bonito do mundo, mas o melhor cantor também, inclusive ao vivo. O som e a técnica são impressionantes. Junte isso ao Maracanã lotado cantando o refrão de Hunting High and Low depois que a música acaba, a pedido dele.

Me faz pensar o que eu faria pra estar na grade daquele show.
1991 era uma época diferente, o mainstream era diferente. Pra vc ser ouvido, tinha que estar no mainstream, gravadoras e tal. Mas pelo menos, uma vez lá, todo mundo te ouvia, então o mundo inteiro ouvia a mesma coisa. Não é à toa que o Maracanã inteiro cantou todas as músicas.
Agora, quem lota estádio? Só quem lotaria estádio naquela época.

E olhe lá, porque o A-ha mesmo eu vi no Creditcard Hall em 2002. E a situação era a seguinte: uns 25% da pista lotada de gente se amassando da grade, o resto vazio, e a galera mais abastada nos camarotes, todos cheios.
Não muito diferente do Klaxons no Tim Festival. Só que em vez de 25%, eram umas 25 pessoas tomando chuva pra ficar na grade e o resto de boa esperando pra entrar debaixo da marquise.

Do mesmo jeito que o Klaxons não faz parte do mainstream, o A-ha também não, mas quem mudou foi o mainstream, não o A-ha.
A banda continuou fazendo o mesmo som deles até hoje, e sim, eles têm álbuns nos anos 90 e nos anos 2000. Eles são muito de boa, eles são nórdicos!
A maioria das bandas dos anos 80 das quais a gente não ouve mais falar são aquelas que tentaram seguir o mainstream e se ferraram, porque eram temporais. E estou falando sim do Duran Duran. Eu.
Posso até gostar do Duran Duran mais do que do A-ha, mas nunca os defenderia como defendo o A-ha. O Duran Duran precisa de seguidores, o A-ha nunca fez seus fãs passaram por crises existenciais quanto à sua qualidade.

O Duran Duran virá tocar no Via funchal, e em 88 tocou no Hollywood rock, não preciso dizer mais nada.

Essa dissolução de shows de estádio para lugares menores é a melhor coisa que já aconteceu pra música. Primeiro porque uma vez tendo que estar na grade de certos shows, eu prefiro muito mais estar num pequeno do que no Maracanã. Estádios agora só na arquibancada, depois do life and death que foi o U2.
Mas falando sério, a dissolução, a variade, o alternativo, o myspace, o graças a deus, são o futuro!
As pessoas não ouvem as mesmas coisas mais, e isso é ótimo. É um alívio saber que a música anda pra frente.
Por outro lado, quanto mais diferente a música vai ficando por baixo do pano, mais igual o mainstream fica. Mais igual do que boy band nos anos 90.
Não sei se porque eu acordei e vi um clipe da Miley Cyrus finalmente e achei que era... umas outras 5 cantoras que também ouço falar direto, ou porque tem uma coisa que lota o estádio sim, e é o High School Musical, mas fiquei com isso na cabeça.

Não só o A-ha nunca fez os fãs passarem por nenhum crise, tristes por eles nunca tocarem em estádios de novo, como o show de 2002 é um dos, senão o show que eu mais lembro de ter visto. Mas visto e gostado, lembro até da ordem de algumas. E tocaram tantas músicas antigas quanto recentes, assim como o público acompanhava todas.

E é um show favorito sem afetação, porque eu sou a primeira a me descabelar na época de qq show dizendo que vai ser o show da minha vida e que eu não vou voltar viva (né). Mas o que ficam são sempre os não planejados...

Meu wallpaper novo

é o desenho do Morten Harket, no clipe de Take on me.
Não por acaso (nesse blog nada é por acaso), alguns dias antes de eu ver o clipe no Top Top de "clipes inovadores" na mtv, eu meio que redescobri ele um dia na tv, e sabe quando sobe aquela coisa que vc tinha perdido, mas nunca esqueceu?

Mas aí, quando a mtv descreveu ele como "o amor impossível entre a mulher na vida real e o homem rabisco de quadrinho"... não resisti, virou wallpaper.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu texto: claro, objetivo, sincero e belo! As vesperas do primeiro show solo do Morten aqui no Rio suas palavras me deixou mais entusiasmado em curtir as baladas do A-ha com as novidades de seu vocalista!