maratona arquivo x - do piloto até ice

Já que é pra ir pra trás, eu fui pra trás forte.
Eu assisti Arquivo x pela primeira vez quando eu tinha uns 10 anos, e foi o episódio Ice (1x07), que eu vi no sofá, morri de medo e jurei que nunca mais ia ver aquela série.

4 anos depois eu não tinha esquecido ainda, e resolvi que tinha que assistir mesmo tendo medo, porque era muito legal. E me ferrei porque até então eu tinha muito medo de ver filme de terror, o seu madruga de homem das neves, etc. Eu via Arquivo x olhando pro vidro da varanda.
Não bastando isso ainda comecei da quinta temporada, que tem os homens mariposa logo no início.

Foi assistindo Arquivo x que eu perdi o medo desse negócio de "olhar" que eu tenho, e fiquei só com o polvo, que não tá na jurisdição terrena da cura infelizmente. Mas agradeço enormemente a não ter nenhum episódio com monstros marinhos na série.

Voltando a maratona após a introdução.
Meu deus, como a série é boa. Eu lembrei porque eu gostava tanto, sempre foi por causa do Mulder, o cara que não liga pro que o FBI pensa e faz o trampo dele com forte motivação pessoal. O estabelecimento está sempre errado, vai sabotar você e encobrir a verdade.
Sério, o que mais precisa pra ser bom? Arquivo X é punk.

O piloto e o primeiro episódio são 100% conspiração governamental, pro cara sentir qual vai ser o tom da série. Aí o terceiro vem dá um tapa na cara do espectador, é o do cara que come 5 fígados a cada 30 anos.
O Mulder mostra que não é um fanático, e é o primeiro a descartar que se trata de alienígenas, e a Scully mostra que está sempre do lado da vítima. Não só mostra como fala num diálogo digníssimo:

- Who's side are you on?
- The victim's!

Ajuda muito na construção do personagem que todos os agentes do FBI inteiro são escrotos, praticamente bárbaros. É quase uma série de colegial com bullys.

Nesses primeiro 8 episódios ainda tem um do menino que perde a irmã e o Mulder se compadece. Tudo indica que ela fugiu com o namorado motociclista, mas ele não desiste da idéia dela ter sido abduzida - e no final estava certo. Sorry.
É um dos melhores episódios numa época em que a série parecia meio constrangida de estar falando sobre conspiração de um jeito tão forçado. Os episódios tem um clima "fecha os olhos e vai".
O irmão dela tem a capacidade de ler código binário, o Mulder tenta esconder isso mas pegam o menino e a mãe fica puta e ele desesperado, porque queria encontrar essa irmã de qualquer jeito.
E no final, você já tá com o coração na mão quando a irmã volta e o Mulder tem que voltar pra vida dele na qual a irmã não voltou, e ainda tem uma cena dele numa igreja, olhando pra foto da irmã, com o audio da regressão dele no fundo, dizendo o quanto ele quer acreditar que ela vai voltar.

Pra bom entendedor de genialidade uma cena final basta.

Essa maratona promete.

Nenhum comentário: