maratona arquivo x - o homem dos milagres

Eu tive que parar de ver Arquivo x agora.
Porque esse episódio que eu vi agora foi muito forte.
Eu tava indo em ritmo de maratona + feriado, achando tudo muito genial, tendo mil comentários pra escrever, mas esse episódio é forte. Demais.

O que eu ia comentar dos outros episódios até esse é que eu não estou entendendo porque o Mulder quer achar só os alienígenas que o governo esconde. Ele já deu de cara com várias outras manifestações: o fantasma do espaço, a minhoca do gelo,  a comunidade amish. Nem se abalou.
Mas quando tem aqueles episódios em que o governo inventa que um caminhão de sorvete virou na estrada ele fica na fissura, e eu acho esses os mais chatos.
Percebi pelo último, E.B.E., que a série mexe muito mais com fé do que com conspiração. O quanto o Mulder quer acreditar e a Scully não, e também o quanto ela fica mal quando acredita em alguma coisa. Só que geralmente quando isso acontece é o Mulder que não acredita.

Até que eu cheguei nesse episódio, "miracle man", que foi um dos "nossa, não aguento mais ver esse episódio". E meu deus do céu, que episódio foda. A história: um pastor tem um filho adotado que performa milagres de cura desde pequeno. Ele ressucitou um homem queimado quando tinha uns 8 anos e esse homem virou braço direito do pastor. Quando a história começa, a polícia local procurou o FBI pra ver se conseguia acusar o menino (agora com 18 anos) de ter matado algumas pessoas durante a cerimônia de cura, depois de anos tentando fechar a tenda do pastor.
Só que como a religião proibe a autópsia, não tem como saber se foi o menino mesmo ou não. Ele próprio acha que é culpado, acha que a fé dele foi corrompida e foge. Depois encontram ele num bar todo zuado e triste.
O pai convence ele de que ele não está corrompido, mas ele mata outra mulher tentando curar.
No julgamento ele fica interrompendo a advogada dizendo que quer ser preso, mas o juiz não tem provas e só determina uma fiança pra ele sair da cadeia. Aí uma nuvem de gafanhotos invade o tribunal.
A Scully e o Mulder convencem a família da mulher morta a autorizarem a autópsia, e descobrem que ela foi envenenada. O Mulder corre pra soltar o menino, mas ele não acredita e quer ficar na cadeia.

O xerife que já tava atrás deles por anos, põe uns caras na cela pra matar o menino de porrada (e eu suspirei quando declararam que ele estava morto), e ele então aparece pro tal braço direito do pai e acusa ele de (ai que eu não consigo parar de chorar) traição :(

Ele, o braço direito do pastor tinha envenenado as pessoas, colocado os gafanhotos no tribunal pelo sistema de ventilação, criou o rebu todo pro menino perder a fé e achar que o dom dele tinha sido comprometido pelos pecados. Isso tudo como vingança pelo menino ter ressucitado ele e feito ele viver aquela vida após a morte queimado.

O cara se envenena e morre, bem quando o xerife e os agentes chegam na casa do pastor contando tudo e querendo prender o cara.
Depois o xerife é acusado de ter forjado a prisão dos caras que espancaram o menino.

Só que o menino curava de verdade coitado, ele era tudo que o pastor dizia que ele era mesmo. Ele ressucitou e saiu do necrotério direto pra acusar o cara queimado.
Ele curava o meio que o fluxo de energia das pessoas otimizando a cura das doenças delas, e sentia a dor das pessoas de verdade. Olhou pra cara do Mulder e disse que ele tinha uma dor de perda da irmã.
Aí fudeu né, mexeu com a irmã do Mulder é pedir pra ele mergulhar de cabeça. Ele começa a ver a irmã criança sempre que o menino estava perto.
E no final, quando nada tá certo, a tenda do pastor tá fechando e ele tá arrasado porque o filho não só morreu como sumiu, o braço direito dele era o culpado e o xerife orquestrou a morte do filho, o Mulder vê a irmã de novo, ou seja, o menino tava perto.

Parece ser um senso comum que quando você morre, descobre tudo que todo mundo fez né?

Ai que tristeza de episódio!

Nenhum comentário: