human or dancer?

Eu gosto.

Mas depois dessa apresentação do EMA´s gostar é pouco.
Agora eu entendi porque eles fizeram um clipe tão ruim.

Antes de ver essa performance doente, eu já tava pensando muito nessa música ultimamente.
Sempre que eu ouço ela, me vem na cabeça a frase "é sempre errado presumir que a reação de alguém não vai ser humana".
É uma coisa que tem cara de "frase que minha mãe disse quando eu era pequena", mas ela não falou isso. Acho que ninguém falou. Surgiu na minha cabeça, mais ou menos na época da música.

Não sei explicar direito o que seria uma reação não humana, mas eu sei do que essa frase é o oposto: da vingança.
Pra se vingar de alguém, vc tem que presumir que alguém que te fez mal não pode ter sentimentos, logo, seria ok se vingar.

É melhor até, e mais honesto, assumir a maldade e querer extrair sentimentos ruins de alguém do que achar que a pessoa não vai se magoar com a vingança e vc só está fazendo pra adquirir o alívio da justiça.

Ou então se vc se declara pra alguém que não te ama de volta, acha que pode falar qq coisa pra pessoa, pq se ela não te ama, não deve nem se importar com vc, logo não se magoaria com o que vc dissesse.

Mas tá sempre errado.
Mesmo quando a outra pessoa, ela mesma, se faz de alguém que não tem reações humanas, ela tem, e ela estará com um problema enorme quando descobrir que mesmo o que não se põe pra fora acaba se sentindo dentro. E pior, guardando.

A justiça mesmo, se sente de outra forma.
É preciso organizar primeiro dentro e depois tentar igualar o mundo de dentro com o de fora.
Em vez de buscar a felicidade externa, buscar a paz interna. Por uma questão de lógica, não dá pra controlar felicidade e tristeza, mas dá pra se buscar a paz para sempre.

Usando num exemplo, digamos que você não gosta de alguém, mas por uma série de motivos não pode dizer e a pessoa não sabe. Porque todos seus amigos gostam dela, ou porque é da família, ou por causa de emprego, enfim.

No seu mundo de dentro, vc não gosta da pessoa, e no seu mundo de fora, ninguém sabe, portanto ninguém age de acordo.
Se vc disser que não gosta da pessoa, estará igualando o mundo de dentro com o de fora. Não pra comprar briga nem nada, mas só com esse objetivo em mente.
Aí o mundo de fora estará mais de acordo com o de dentro, e fica mais fácil suportar as tristezas e felicidades que o seu sentimento por essa pessoa te causam, pois vão fazer mais sentido.

Ou até o contrário, se vc gosta de uma pessoa e diz pra ela, não pra vcs fiquem juntos, mas para que o mundo seja um no qual vc gosta da pessoa e ela sabe, assim como é na sua cabeça.

Talvez, seja porque há alguma espécie de destino a ser cumprido, mas não do tipo cinematográfico, no qual vai acontecer e pronto, mas um no qual as coisas só acontecem se a gente fizer esse ato de igualar os mundos de dentro e de fora, como se houvesse uma razão pra se ter que cumprir, e preço de não cumprir é a sensação de loucura que o desiquilíbrio dá.
Mas destino é outro assunto.

Justamente porque isso não é uma coisa que todos fazem ou devem fazer a esmo. Isso de igualar dentro com fora é uma exercício complicado, na maioria das vezes acaba nunca sendo feito, e deve ter um monte de destino "entupido" pelo mundo.

Mas voltando à música, ela pergunta are we human or are we dancer? mas a resposta já tá no título.
Pra mim ela é sobre um cara que vê o jeito que as pessoas são na balada, dançando (vai vendo), e pensa sobre o que ele sabe de sentimentos humanos. Aí entre ver e saber, ele ainda canta sobre virtude, bondade, romance, devoção e o que essas coisas significaram pra ele, como se ele tivesse percebido uma coisa maior.
Tem mais uns detalhes legais na música, mas acho que a idéia é essa.

Nenhum comentário: