Bruce Springsteen - Dancing in the Dark



Eu ouvia essa música desde pequena sem nunca dar muita bola pra ela. Nem pro Springsteen eu ligava, atá uns dois anos atrás quando eu ouvi um CD inteiro de hits vendo as letras junto.

O homem é A lama.

Mas não qualquer lama, é uma lama hiper americana decadente, lembrando de momentos de glória americana (Glory Days, Born in the USA) ou da vida boa do high school (Thunder Road)

E eu com isso?

Bom, se vc tirar o fato de que ele é essencialmente americano, vai ver que é um cara que escreve sobre dias melhores do passado a partir de um presente do cão. Ele prefere a estrada do que o lugar em que mora, muitas lembranças...

Não, esse não é meu caso.

Mas se vc alguma vez se sentir assim, Thunder Road é a música mais in-crí-vel sobre um cara e a mocinha do baile de formatura dez anos depois, quando eles já perderam a esperança de se apaixonar.

Dancing in the Dark é a que eu quero falar.
Fácil entender um cara quando ele diz que a única coisa que sente é cansaço e principalmente de si mesmo, sente que há uma grande piada pairando sobre ele, sabe que está perdendo alguma coisa maior acontecendo em algum lugar... enfim, o cara busca algo mais mesmo sabendo que não vai acontecer de novo.

O que eu não entendia era o que cargas d´água o revólver tinha a ver com a fogueira no refrão. Ele diz que vc não pode acender o fogo sem a faísca.
E eu me lembro claramente do momento em que eu saquei que ele tá oferecendo o próprio revólver porque de tiros saem faíscas!

Mesmo que estejamos dançando no escuro...

Ou seja... o Springsteen tá falando com alguém na música. Inegável. Alguma Mary ou Wendy. Fodido do jeito que tá, ele ainda pede ajuda, se oferece pra acender o fogo dela... diz que fogos não se acendem chorando por causa coração partido, e que ela está ficando velha, mas que quem é o ridículo é ele e não ela, e pede somente um olhar.

Tipo... uau! De onde ele tira tanta energia?? Apesar dele passar o contrário, o caso perdido nas músicas do Springsteen são sempre as mulheres...



Dancing in the Dark

I get up in the evening
And I ain´t got nothing to say
I go home in the morning
I go to bed feeling the same way
I´m nothing but tired
Man I´m tired and bored with myself
Hey there baby, I could use just a little help

You can´t star a fire
You can´t start a fire with a broken heart
This gun is for hire
Even if we´re just dancing in the dark

Message just keep getting clearer
Radio is on and I´m moving around the place
I check my look in the mirror
Wanna change my clothes my hair my face
Man I ain´t getting nowhere
I´m just living in a dump like this
There something happening somewhere
Baby I just know that there is

You sit around getting older
There a joke here somewhere and it´s on me
I shake this world off my shoulder
Come on baby the laugh is on me

Stay on the streets of this town
And they´ll be carving you up alright
They say you gotta stay hungry
Hey baby, I´m just about starving tonight
I´m dying for some action
I´m sick of sitting right here trying to write this book
I need a love reaction
Come on now baby give just one look

Um comentário:

João Pedro Lima disse...

Springsteen é "The Boss" after all...
dancing in the dark é tipo um hino, só que por aqui não é tão conhecida...